terça-feira, 27 de abril de 2010

50 ANOS DE BRASÍLIA

A Construção de Brasília

Em termos estratégicos e econômicos, o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) foi marcado pela elaboração e aplicação do Plano de Metas, que estava dividido em seis grandes objetivos: energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação e, é claro, a construção de Brasília, o que foi chamado de meta-síntese.
Apesar da descrença generalizada de que a nova capital fosse realmente construída, Juscelino conseguiu aprovar no Congresso, em 19 de setembro de 1956, a Lei n.º 2.874, que daria seguimento ao processo de construção e criaria a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela execução do projeto.
Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior do país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.
A construção de Brasília expressava o desejo, por parte tanto dos arquitetos e engenheiros quanto dos políticos, de modernidade, de igualdade defendida pelo Estado; enfim, de mudança histórica, pois o Brasil, pela primeira vez, olhava para seu interior e não para o Oceano Atlântico e a Europa. Nessa fase de construção da cidade, alguns nomes se destacaram, como: Israel Pinheiro, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Bernardo Saião.



A inauguração de Brasília foi, sem dúvida, um dos momentos que marcou o ano de 1960 no Brasil. Milhares de pessoas se dirigiram ao Planalto Central para participar das festividades em comemoração à mudança da capital federal. Apesar das dificuldades e do endividamento que acabou por causar aos cofres públicos, o sonho do presidente Juscelino estava realizado, e chegava a hora de transferir os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e alguns dos principais órgãos públicos brasileiros para a nova cidade. Mas é importante destacar que alguns órgãos, como a Petrobrás, a Eletrobrás, entre outras, continuaram a ter suas sedes administrativas na antiga capital, o Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Educacional

1 comentários:

Governo disse...

CONVITE

Olá, gente

O Governo do Rio de Janeiro já fez 3 encontros entre internautas e secretários. Os primeiros foram com as áreas de Ciência e Tecnologia, Transportes e Segurança.

No dia 4 de maio vamos fazer o 4o. Encontro, dessa vez entre alunos da rede estadual de educação e a secretária Tereza Porto, para falar sobre o Vale Transporte.

Os convites são pessoais e intransferíveis e temos um para UM ALUNO DA comunidade do blog. Escolham seu representante e avisem para a gente por email (comunicacaodigital@proderj.rj.gov.br) até a próxima sexta-feira, dia 30/04.

Se quiser ver como foram os Encontros, assista os vídeos no canal >> http://www.youtube.com/GovRJ

Fotos >> www.flickr.com/photos/GovRJ
Abs,
Fábio
Núcleo de Comunicação Digital

Postar um comentário